A reprodução bacteriana

A reprodução bacteriana.

As nossas amigas bactérias reproduzem-se geralmente por fissão binária, ou seja, uma bactéria se divide em duas, as duas em quatro, as quatro em oito, é a famosa progressão geométrica que leva a uma pergunta muito interessante:
? Se a superfície de uma mesa está sendo colonizada por uma população de bactérias que a cada dia dobra de tamanho e no décimo dia esta mesa está totalmente coberta por bactérias, em qual dia ela estava com a metade da sua superfície coberta pelas bactérias? A resposta no final do texto.
Além da fissão binária, são conhecidas outras formas de reprodução bacteriana, que apesar de não serem sexuadas, possibilitam a troca de material genético e eles são muito interessantes e dão mostra da capacidade incrível de adaptação dessas criaturinhas:

Transformação: quando uma bactéria absorve material genético livre em uma superfície.

Conjugação: onde duas bactérias geneticamente diferentes trocam material genético, este é um importante mecanismo de resistência à antibióticos.

Transdução: no qual ocorre a troca de material genético com auxílio de vírus bacteriófagos.

? Ah sim, a pergunta, a resposta é a seguinte: se no décimo dia a mesa está 100% coberta e a população sempre dobra de tamanho, podemos pensar em sentido reverso e aí fica fácil, no dia anterior a mesa estava com 50% de sua superfície coberta. Ou seja, no nono dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário